fbpx

Desenho digital do sorriso: do plano de tratamento à realidade clínica

Authors: Christian Coachman, Andrea Ricci, Marcelo Calamita, Livio Galias Yoshinaga

Capítulo 7:  Visagismo – a arte de personalizar o desenho do sorriso

———————————–

Com a demanda crescente por tratamentos altamente personalizados na Odontologia Estética contemporânea, torna-se fundamental incorporar ferramentas que possam ampliar nossa visão diagnóstica, melhorar a comunicação entre os membros da equipe e criar sistemas previsíveis durante o processo de desenho do sorriso e tratamento.

Para se obter resultados consistentes, o planejamento das restaurações deve ser definido assim que os dados de diagnóstico forem obtidos, orientando as fases subsequentes da reabilitação1. Cada trabalho artístico requer uma visualização inicial: na arquitetura, escultura ou pintura é necessário fazer uso de projetos, esboços ou protótipos. São representações bi ou tridimensionais do resultado final e, depois de terem sido desenvolvidas, irão guiar os processos de construção, desenho e modelagem. Da mesma forma, na Odontologia, todas as necessidades, expectativas, e questões funcionais e biológicas dos pacientes devem ser cientificamente incorporadas no desenho estético do tratamento, que deve servir como referência para todo o resto do procedimento.

O objetivo deste Capítulo é apresentar um conceito singular do desenho digital do sorriso em duas dimensões (DDS), que fornecerá parâmetros importantes para guiar um enceramento diagnóstico tridimensional efetivo.

O DDS é baseado no uso de ferramentas digitais de alta qualidade – estáticas e dinâmicas – que são consideradas essenciais para análise, documentação e comunicação na Odontologia Estética contemporânea11 e que também podem ser usadas como base para realização de uma série de procedimentos diagnósticos, incorporando dados cruciais no processo do plano de tratamento.

Para ler o artigo completo, clique aqui

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

en English
X